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domingo, 18 de março de 2012

TELA DIGITAL


           Em busca de novas tecnologias na educação, o governo municipal de Ibiporã adotou deste março do ano de 2010 o uso das lousas digitais em sala de aula no Ensino Fundamental – primeiro segmento.
            A proposta é oferecer aos alunos um novo paradigma de escola. Ao longo do século passado, tudo foi revolucionado pela tecnologia: engenharia, medicina, casa das pessoas; porém a escola continuou igual ao que era no século anterior. 
       No Brasil a primeira cidade adotar a lousa digital na educação pública foi Hortolândia em São Paulo em junho de 2009.  Atualmente  em algumas escolas particulares, quadro-negro, giz e apagador são coisas do passado. Perderam lugar para a lousa digital  (aparelho conectado a um computador que projeta imagens e permite ser comandado com a mão por meio da tecnologia touch screen (sensível ao toque)). 
           Além da facilidade tecnológica, os professores podem trabalhar com programas pedagógicos, exibir vídeos e acessar a internet. Com  uma caneta especial, professores e alunos escrevem na lousa, desenham formas geométricas, apagam, selecionam ferramentas e “mudam” a página – assim como em um programa de computador, é possível mexer na barra de rolagem e “subir” ou “descer” o texto. Também é possível salvar todas as alterações e gravar a aula em vídeo.
               A lousa digital proporciona uma aula muito mais dinâmica e interativa. É muito rica visualmente. Possibilita movimento de imagens e gráficos que ajudam os alunos a visualizar e compreender melhor os conceitos. Aumenta a participação e o interesse dos alunos nas aulas.
Ser uma cidade digital significa modernizar a gestão pública e oferecer novos serviços e facilidades para as pessoas. Significa principalmente levar aos seus habitantes uma nova perspectiva de cidadania. 
            Atualmente o município de Ibiporã é uma cidade integrada nacional e internacionalmente através de novas tecnologias que se harmonizam com as necessidades da população. As redes sociais estão sendo usadas para dar transparência na gestão pública. 
            Os benefícios abrangem todas às áreas. Na educação à avaliação do uso das lousas digitais em sala de aula foi positiva, pois o uso garantiu eficácia de aprendizagem tanto para os alunos, quanto para os professores, que através do Programa de Formação Continuada sentiram um impacto em suas práticas diárias em sala de aula.
          A escola passa ter uma nova perspectiva, passa a ter um papel muito mais forte, um papel significativo na formação do cidadão. Busca-se  que não seja, enfim, uma simples preparação para o mercado de trabalho, mas que seja capaz de produzir uma sinergia entre competências, informações e novos saberes.
 Texto: Ivonete Dias


                 

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