Em
busca de novas tecnologias na educação, o governo municipal de Ibiporã adotou
deste março do ano de 2010 o uso das lousas digitais em sala de aula no Ensino
Fundamental – primeiro segmento.
A proposta é oferecer aos alunos um
novo paradigma de escola. Ao longo do século passado, tudo foi revolucionado
pela tecnologia: engenharia, medicina, casa das pessoas; porém a escola
continuou igual ao que era no século anterior.
No
Brasil a primeira cidade adotar a lousa digital na educação pública foi
Hortolândia em São Paulo em junho de 2009.
Atualmente em algumas escolas
particulares, quadro-negro, giz e apagador são coisas do passado. Perderam
lugar para a lousa digital (aparelho conectado a um computador que
projeta imagens e permite ser comandado com a mão por meio da tecnologia touch screen (sensível ao
toque)).
Além da facilidade tecnológica, os
professores podem trabalhar com programas pedagógicos, exibir vídeos e acessar
a internet. Com uma caneta especial,
professores e alunos escrevem na lousa, desenham formas geométricas, apagam,
selecionam ferramentas e “mudam” a página – assim como em um programa de
computador, é possível mexer na barra de rolagem e “subir” ou “descer” o texto.
Também é possível salvar todas as alterações e gravar a aula em vídeo.
A
lousa digital proporciona uma aula muito mais dinâmica e interativa. É muito
rica visualmente. Possibilita movimento de imagens e gráficos que ajudam os
alunos a visualizar e compreender melhor os conceitos. Aumenta a participação e
o interesse dos alunos nas aulas.
Ser
uma cidade digital significa modernizar a gestão pública e oferecer novos
serviços e facilidades para as pessoas. Significa principalmente levar aos seus
habitantes uma nova perspectiva de cidadania.
Atualmente o município de Ibiporã é
uma cidade integrada nacional e internacionalmente através de novas tecnologias
que se harmonizam com as necessidades da população. As redes sociais estão
sendo usadas para dar transparência na gestão pública.
Os
benefícios abrangem todas às áreas. Na educação à avaliação do uso das lousas
digitais em sala de aula foi positiva, pois o uso garantiu eficácia de
aprendizagem tanto para os alunos, quanto para os professores, que através do
Programa de Formação Continuada sentiram um impacto em suas práticas diárias em
sala de aula.
A escola passa ter uma nova perspectiva,
passa a ter um papel muito mais forte, um papel significativo na formação do
cidadão. Busca-se que não seja, enfim,
uma simples preparação para o mercado de trabalho, mas que seja capaz de
produzir uma sinergia entre competências, informações e novos saberes.
Texto: Ivonete Dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário