Chuva, sol, férias e imóveis fechados pode ser a combinação perfeita para a proliferação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti.
Janeiro é um mês de grande umidade. Chove e vem o sol forte, e tudo isso é ideal para o mosquito da dengue, daí a importância das pessoas não se descuidarem de suas residências, evitando o acúmulo de água em recipientes abertos”
Pratinhos de vasos de plantas, garrafas, caixas d’ águas destampadas e piscinas são alguns dos inúmeros locais que podem se tornar “berçário” para o pernilongo. Antes de viajar faça uma revisão em casa e no quintal, eliminando qualquer tipo de ambiente que possa contribuir com a doença. As piscinas, por exemplo, devem ser tampadas com algum tipo de cobertura que evite o acúmulo de água.
A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo: a cada ano, cerca de 20 mil pessoas morrem em consequência dessa doença. No Brasil, ela é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti fêmea, portadora do vírus dessa doença.
Somente se pega a doença através da picada do mosquito. Por isso é necessário combatê-lo. A melhor arma no combate ao mosquito da dengue é NÃO DEIXAR ÁGUA PARADA.
Por isso:
• Lave os bebedouros dos animais;
• Retire o suporte de vaso das plantas;
• Coloque o lixo para ser coletado, não jogue em terrenos baldios.